segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Vamos festejar os afetos!

         Na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, o átrio da escola engalanou-se com os corações que os alunos decoraram nas salas de aula e na biblioteca, com o apoio da professora Zita, que também promoveu o Correio dos Afetos. E muitas foram as mensagens escritas pelos alunos com muito afeto para colegas, amigos, professores e muitos mais!





Celebrar o Dia dos Afetos, dia 14 de fevereiro

     Para lembrar que os afetos são importantes e  que todos nós gostamos de dar e receber um abraço (embora, às vezes, por diversos motivos, este possa não acontecer), os  meninos e meninas do JI e a turma do 1.º ano vieram à biblioteca, onde a professora Mónica desenvolveu  uma atividade, que começou pela leitura do livro Um abraço, à qual se seguiu o Jogo do Consentimento.












sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Utilização autónoma da biblioteca

     A biblioteca é sempre muito concorrida nos intervalos para utilização autónoma, graças à presença da professora Zita. 
     Os alunos leem, jogam, pintam, passam textos nos computadores ou fazem trabalhos de expressão plástica, sob a orientação da referida professora. 
     É sempre um momento muito aguardado pelos nossos alunos e alunas!     

Os descobrimentos portugueses: vamos pesquisar!

      Nesta segunda sessão sobre os descobrimentos portugueses, que decorreu na sala de aula, os alunos do 4.º ano pesquisaram informação em sites da internet , com o objetivo de preencherem e decorarem um livro sobre esta matéria.
    Todos participaram nesta atividade com bastante empenho e interesse.

Os descobrimentos portugueses: leituras, cheiros e sabores

      Na semana passada, as turmas do 4.º ano vieram à biblioteca com as suas professoras para participar numa atividade sobre os descobrimentos portugueses. 
     Foi tempo de se falar sobre esta época da nossa História, de ler alguns textos sobre Lisboa desses tempos, bem como excertos da obra Os Lusíadas em prosa. 
       Os alunos puderam também observar e sentir os cheiros de algumas especiarias trazidas pelos portugueses nas suas viagens pelo mundo. Houve mesmo a oportunidade para uma degustação de sabores, muito apreciada por todos.😋
      

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

"Corre, Corre, Cabacinha" na Educação Literária

      No dia  30 de janeiro, a professora Lina trouxe a sua turma à biblioteca, o 1.º A, para trabalharmos o conto tradicional "Corre, Corre, Cabacinha", numa versão da escritora Alice Vieira.
      Aqui fica o registo das atividades, nas quais todos participaram com entusiasmo.